Sunday, 21 de July de 2024 16:49
94992727888
Cidades SAÚDE

Prefeitura inaugura base do SAMU em Canaã dos Carajás

Unidade está em funcionamento e opera 24 horas, todos os dias da semana; cidadão deverá discar 192 via telefone

01/07/2024 19h32
Por: Redação Fonte: ASCOM/PMCC
Foto: Diego Barbosa
Foto: Diego Barbosa

“É um dia de gratidão e também um marco para o município. Esse serviço vai salvar muitas vidas e beneficiar toda a população”. Essas foram as palavras do secretário municipal de Saúde, Marcos Silveira, durante a inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em Canaã dos Carajás. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (1), no local que fica no bairro Novo Horizonte 2.

O serviço possui duas unidades móveis para atender casos de diversas gravidades. Sendo uma ambulância de suporte básico, equipada com os recursos necessários para o atendimento inicial, como oxigênio e desfibrilador, e uma ambulância de suporte avançado, com equipamentos mais complexos, como ventiladores mecânicos, medicamentos avançados e monitorização cardíaca. A base conta com infraestrutura completa para promover repouso aos socorristas que estarão preparados para atender aos chamados.

Como funciona o SAMU?

 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência opera em regime 24 horas, todos os dias da semana, com uma central de regulação que recebe as chamadas telefônicas. Quando alguém disca o número 192 (número de emergência do SAMU), uma equipe de atendimento recebe as informações e encaminha a chamada para um médico regulador de plantão, que acolhe o cidadão e identifica o tipo de assistência necessária. 

Caso o problema não seja resolvido via telefone, a unidade móvel é destacada para o local do chamado.  Todo esse atendimento é realizado em regime de urgência, visando socorrer, evitar fatalidades ou promover a melhor recuperação possível do paciente.

Foto: Diego Barbosa

 

A cerimônia de inauguração teve participação dos servidores da secretaria de saúde e demais órgãos públicos, da prefeita de Canaã dos Carajás Josemira Gadelha, do vice, Zito Augusto, do presidente da Câmara dos Vereadores, Dinilson José, dos vereadores Miguel da Saúde, Criatura e Anuarinho e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Portela.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo