O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), participou, na última semana, do Oslo Tropical Forest Forum, conferência global que reúne diversas instituições para discutir ações para a proteção das florestas tropicais. Sede da COP 30, no ano que vem, o Estado reforça, por meio de seus representantes, dentro e fora do Brasil, seu protagonismo por meio de um robusto portfólio de iniciativas voltadas para a preservação da floresta viva.
O titular da Semas, Mauro O’de Almeida, participou de painéis nos quais destacou iniciativas como o Programa de Desenvolvimento e Integridade da Pecuária, que irá garantir a identificação individual do rebanho bovino e bubalino do estado até 2026, e o Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), estratégia fundamental para a manutenção da floresta viva, garantindo benefícios ao estado e às comunidades tradicionais, incluindo indígenas, quilombolas e extrativistas.
“Viemos aqui, representando o governador Helder Barbalho, para apresentar a esse público de alto nível, que inclui investidores, representantes de instituições financeiras, governos e entidades que se dedicam à pauta ambiental, para apresentar o leque de oportunidades que o Estado do Pará vem preparando e que, com apoio, podem alcançar os objetivos propostos com ainda mais celeridade”, explica o titular da Semas.
“Hoje, o Pará tem o Programa de Desenvolvimento e Integridade da Pecuária, uma estratégia que, com a identificação de todo o rebanho bovino e bubalino do estado, será crucial para zerarmos o desmatamento e para que possamos atingir o nosso objetivo de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa. Outra estratégia que destacamos aqui foi o sistema jurisdicional de REDD+, que visa a geração de créditos de carbono pelo estado do Pará para comercialização no mercado voluntário. Esses são apenas dois exemplos de um portfólio de iniciativas que o estado do Pará tem e que podemos escalar a partir de apoios construídos a partir de eventos como este”, detalhou Mauro O’de Almeida.
Painéis - O titular da Semas participou de dois painéis. Um sobre a transição para a produção pecuária sustentável no Brasil e outro sobre modelos e fontes de financiamento para o sistema de REDD+. Além disso, também participou de reuniões bilaterais, em que discutiu apoios para a implementação de programas do estado. Em todas as ocasiões, Mauro O’de Almeida frisou que todas as políticas públicas do estado são construídas em conjunto e que a prioridade do estado é reduzir as emissões de gases do efeito estufa a partir de soluções baseadas na natureza, investindo em bioeconomia.
Sobre o evento -O Fórum sobre Florestas Tropicais de Oslo (OTFF) é uma conferência global que reúne ministros, decisores políticos, instituições multilaterais, sociedade civil, povos indígenas e setor privado para promover ações na proteção das florestas tropicais. De acordo com a sua organização, o OTFF 2024 celebra resultados dos países tropicais na implementação de políticas para reduzir o desmatamento e proteger a natureza, a gestão florestal dos povos indígenas e comunidades locais, ações para combater crimes contra a natureza e novas soluções para transparência e monitoramento florestal.
O objetivo é mostrar como estes resultados podem inspirar ações noutros ecossistemas e destacar desafios que necessitam de atenção da comunidade global. A conferência é organizada pela Norad, a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento, em nome da Iniciativa Internacional Norueguesa para o Clima e Florestas (NICFI).
Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 22° Máx. 33°
ChuvaMín. 21° Máx. 33°
Chuvas esparsas