Sunday, 21 de July de 2024 16:37
94992727888
Brasil MUITO CUIDADO

Veja dicas para não cair no golpe do Pix

Descubra como o Pix revolucionou pagamentos no Brasil e veja dicas para evitar golpes.

15/06/2024 08h38 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: DOL
Confira de que forma você pode evitar cair em golpes por Pix. | Foto: Divulgação/Hugo Barreto
Confira de que forma você pode evitar cair em golpes por Pix. | Foto: Divulgação/Hugo Barreto

 

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil (BC) e que tem revolucionado a forma de fazer transferências financeiras no país. Lançado a quase quatro anos atrás, o sistema movimentou em 2023 quase 42 bilhões de transações, o que representou 75% de crescimento em relação ao ano anterior, segundo dados do Banco central (BC) e da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

O BC e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos ) vão modificar a forma como o MED (Mecanismo Especial de Devolução) atua. Criado para ressarcir os correntistas por valores roubados por meio de fraudes por Pix. Desde sua criação em 2021, o sistema só reembolsou 9% dos pedidos em 2023.

Aqui vão algumas dicas para evitar golpes por Pix

1) Uma das dicas mais valiosas é não fazer transações com valores altos para evitar prejuízos em caso de assaltos ou golpes. Alguns bancos já permitem que o correntista cadastre usuários que possam receber valores mais altos, pessoas conhecidas ou estabelecimentos que frequenta.

2) É importante ter um celular para andar na rua que tenha o aplicativo do banco para movimentações de despesas do dia a dia, o que aumentam as chances de proteção contra golpes.

3) Mantenha no celular e no computador os sistemas operacionais atualizados, já que aplicativos com sistemas desatualizados são mais propensos a sofrer ataques ou golpes que poderiam facilmente ser resolvidos com atualização.

4) Use também uma senha para inicialização de chip, além da senha do celular. Troque suas senhas com frequência e não utiliza a mesma para serviços diferentes.

5) Jamais clique em links desconhecidos e cheque os remetentes de e-mails e mensagens e evite fazer compra em sites que não sejam seguros e que não possuam certificações de compra segura.

6) Não divulgue dados pessoais de forma desnecessária. Embora as pessoas acreditem que os hackers ou criminosos conseguem os dados usando alguma ferramenta tecnológica.

7) Por fim, desconfie se alguém oferecer telefone ou computador para acessar seu e-mail ou alguma rede social. Essa pessoa pode gravar seu login e depois alterá-lo para bloquear o seu acesso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo