Sunday, 21 de July de 2024 15:27
94992727888
Entretenimento EX-BBBRANCO

Matteus se declarou preto para entrar por cota em faculdade

Ex-BBB Matteus Amaral é acusado de usar cotas raciais indevidamente para ingressar no IFFar em 2014. A Instituição confirma o caso.

15/06/2024 08h34 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Folhapress
O ex-BBB está sendo acusado de ter entrado na Instituição por meio de cotas raciais em 2014. | (Foto: Reprodução/Instagram)
O ex-BBB está sendo acusado de ter entrado na Instituição por meio de cotas raciais em 2014. | (Foto: Reprodução/Instagram)

 

O sistema de cotas raciais é uma política educacional do Brasil em vigor desde 2012, como uma forma reparar os danos provocados pelo período de escravidão e o racismo que se perpetua até hoje promovendo o acesso da população preta e parda ao ensino superior. Entretanto, desde que passou a valer, diversos casos de tentar se fraudar o sistema são registrados.

O caso mais recente que levantou a questão de fraude no sistema envolve o ex-BBB Matteus Amaral, que usou o sistema de cotas raciais para entrar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). A informação foi confirmada pela própria instituição de ensino.

Segundo a universidade, em 2014, Matteus ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. Naquele ano a inscrição do ex-BBB foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. As informações constam no edital 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção nesse ano.

O Instituto se pronunciou e falou sobre o caso. "É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato", diz o IFFar.

À época, não havia nenhum mecanismo específico de verificação de fraudes, o que era preciso que houvesse alguma denúncia para que a universidade tomasse conhecimento do caso, instaurasse um processo administrativo e punisse o ex-bbb, que era aluno.

Procurado, Matteus ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Porém, na última quinta-feira (13) em meio às acusações de que teria se declarado negro para obter uma vaga, ele acabou publicando um vídeo sem querer em que sua mãe aparecia comentando o caso.

Nos stories que foi apagado em seguida, Matteus posava com um filhote de ovelha enquanto sua mãe dizia, ao fundo: "Já ouvi dizer que isso aí não dá em nada, se eu me declarei negra, sou negra". O vídeo foi recuperado por internautas e publicado no X.

Um documento de 2014 disponível no site do Instituto Federal Farroupilha, um estudante de nome Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB, aparece matriculado no curso de Engenharia Agrícola em Alegrete. No documento, o estudante se declara como "preto", como é possível ver abaixo.

Lista de estudantes do curso de Engenharia Agrícola de 2014 |Foto: Reprodução

As informações sobre o curso, a data e a instituição batem com os relatos do próprio Matteus, que diz ter trancado a faculdade no quinto semestre.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Mundo dos Famosos
Sobre Mundo dos Famosos
Tudo sobre o que está acontecendo no mundo dos famosos
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo