O sistema de cotas raciais é uma política educacional do Brasil em vigor desde 2012, como uma forma reparar os danos provocados pelo período de escravidão e o racismo que se perpetua até hoje promovendo o acesso da população preta e parda ao ensino superior. Entretanto, desde que passou a valer, diversos casos de tentar se fraudar o sistema são registrados.
O caso mais recente que levantou a questão de fraude no sistema envolve o ex-BBB Matteus Amaral, que usou o sistema de cotas raciais para entrar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). A informação foi confirmada pela própria instituição de ensino.
Segundo a universidade, em 2014, Matteus ingressou no curso de bacharelado em Engenharia Agrícola oferecido em conjunto com a Unipampa. Naquele ano a inscrição do ex-BBB foi feita nas vagas destinadas a candidatos pretos/pardos. As informações constam no edital 046/2014, que é público e traz o resultado da seleção nesse ano.
O Instituto se pronunciou e falou sobre o caso. "É importantíssimo ficar claro que, naquela época, conforme a Lei de Cotas de 2012, o único documento exigido para a inscrição nas cotas era a autodeclaração do candidato. Assim como em outras instituições federais de ensino, não havia mecanismo de verificação ou comprovação da declaração do candidato", diz o IFFar.
À época, não havia nenhum mecanismo específico de verificação de fraudes, o que era preciso que houvesse alguma denúncia para que a universidade tomasse conhecimento do caso, instaurasse um processo administrativo e punisse o ex-bbb, que era aluno.
Procurado, Matteus ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Porém, na última quinta-feira (13) em meio às acusações de que teria se declarado negro para obter uma vaga, ele acabou publicando um vídeo sem querer em que sua mãe aparecia comentando o caso.
Nos stories que foi apagado em seguida, Matteus posava com um filhote de ovelha enquanto sua mãe dizia, ao fundo: "Já ouvi dizer que isso aí não dá em nada, se eu me declarei negra, sou negra". O vídeo foi recuperado por internautas e publicado no X.
Um documento de 2014 disponível no site do Instituto Federal Farroupilha, um estudante de nome Matteus Amaral Vargas, o mesmo do ex-BBB, aparece matriculado no curso de Engenharia Agrícola em Alegrete. No documento, o estudante se declara como "preto", como é possível ver abaixo.
As informações sobre o curso, a data e a instituição batem com os relatos do próprio Matteus, que diz ter trancado a faculdade no quinto semestre.
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas