Sunday, 21 de July de 2024 15:57
94992727888
Educação EDUCAÇÃO

Comunidade escolar de Parauapebas comemora entrega da Escola Estadual Faruk Salmen totalmente reconstruída

Governo do Estado investiu mais de R$ 300 mil na reconstrução da escola. Com esta, já são 140 unidades escolares entregues nesta gestão

14/06/2024 07h21 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

A comunidade escolar de Parauapebas, na Região de Integração de Carajás, celebrou, nesta quarta-feira (12), a entrega da Escola Estadual de Ensino Médio Faruk Salmen. Com investimento de mais de R$ 300 mil, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), devolve a unidade escolar totalmente reconstruída para estudantes, professores e demais profissionais. Com esta, já são 140 unidades escolares entregues nesta gestão.

"Priorizamos a educação do Estado fazendo uma transformação da qualidade de ensino e, particularmente aqui em Parauapebas, que historicamente sempre teve uma carência de educação, nós estamos entregando mais uma escola, depois de ter entregue as escolas Irmã Dulce, Eduardo Angelim, Serafim Fernandes, agora a Faruk Salmen. Junto a isto, já estamos assinando outras 5 novas escolas para que possamos compor a ampliação da cobertura, desde o ensino infantil até o ensino médio. Lembrando que a Universidade do Estado do Pará já é uma realidade e, portanto, também investimento em ensino superior para que nós possamos garantir formação e qualidade de educação para as crianças, jovens, para os adultos e toda a sociedade de Parauapebas. Continuando a investir nos programas sociais, CredCidadão, Programa Sua Casa, para ajudar os empreendedores e aqueles que mais precisam de casa de qualidade", enfatizou o governador do Pará, Helder Barbalho.

As obras contemplaram a reconstrução das salas de aula, secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, sala da direção, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica, biblioteca, sala de vídeo e cinco laboratórios multidisciplinares da escola Faruk Salmen. A unidade também ganhou quadra poliesportiva, novas instalações elétricas e hidrossanitária, e climatização em todas as 12 salas de aula, o que assegura maior conforto e qualidade de ensino. Além de todos os equipamentos e mobiliário, a escola já recebeu a instalação da antena de internet Starlink e receberá ainda kit com geladeira, freezer e computador para reforçar a infraestrutura. A Escola Estadual Faruk Salmen atende cerca de 500 estudantes do Ensino Médio regular nos turnos da manhã, tarde e noite, e também oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a estudante Velane Conceição Ribeiro, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na escola, a obra trouxe grandes melhorias estruturais e incentiva ainda mais os estudos. "Ao chegar hoje, tudo me chamou a atenção, está tudo diferente. As salas aqui, os computadores. Colocaram o kit de internet Starlink e vejo isso como algo muito importante porque ajuda bastante na hora de fazer os trabalhos da escola e quase tudo hoje em dia precisa de internet, então vai facilitar bastante", afirmou.

Evelani Ribeiro e Stephany SouzaSegundo o professor de matemática, Gilgarde Pinheiro, as iniciativas do Governo do Pará têm sido fundamentais para o avanço da educação e a instalação do Kit Bora Estudar, com antena de internet Starlink faz toda a diferença.

"É fundamental porque hoje a internet é uma biblioteca aberta e tem muito material didático, muita pesquisa e isso é um passo para o futuro. Antes do kit, esse projeto, a internet era bem lenta e não ajudava nas escolas e agora, com esse projeto, a gente acredita que é um avanço para o futuro. A gente vai poder ter aulas virtuais, ter trabalho dinâmico. Eu sou professor de matemática e eu uso muita internet para trabalhar com aplicativos, jogos matemáticos, isso com redes, blogs aonde você tem uma série de aplicativos que precisam da internet. E hoje a gente tem uma internet de qualidade dentro da sala de aula e que só vem contribuir com a aprendizagem. E isso faz com que o aluno tenha uma escola mais atrativa. E tudo é fundamental para trazer o aluno cada vez mais para a escola e prepará-lo para o futuro", afirmou o docente.

Conectividade e internet de qualidade em todas as escolas estaduais

Na última segunda-feira (10), o governador Helder Barbalho anunciou o programa "Kit Bora Estudar", um investimento inicial em antenas Starlink de internet via satélite para todas as escolas da rede estadual de ensino.

Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O equipamento garante velocidade de 200mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares.

Texto: Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parauapebas - PA

Parauapebas - Pará

Sobre o município
Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo