Sunday, 21 de July de 2024 16:08
94992727888
Pará AGRICULTURA E PESCA

Simpósio em Altamira prepara a cidade para o Chocolat Xingu

O Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Altamira será aberto às 19h desta quinta-feira e se estenderá até o próximo domingo (16)

13/06/2024 07h17 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto: Leandro Reis/ Ascom Sedap
Foto: Leandro Reis/ Ascom Sedap

O município de Altamira, na Região de Integração do Xingu, se transformará' a partir desta quinta-feira (13) até o próximo domingo, na capital internacional do cacau e do chocolate. A programação é uma realização conjunta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em conjunto com a Prefeitura Municipal de Altamira. O festival recebe o aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau).

A programação que antecede o Chocolat Xingu foi aberta nesta quarta-feira (12), no centro de eventos, com a realização do III Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro (SSAF Cacau), que se estenderá até amanhã. A Sedap é uma das realizadoras do III Simpósio em conjunto com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF) e da Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ).

A solenidade de abertura contou com a participação de convidados, representantes dos produtores rurais, estudantes, instituições de ensino e do poder público. A Sedap esteve representada pela coordenadora do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau der Altamira, Dulcimar Melo e pelo coordenador do Procacau, Ivaldo Santana, ambos são engenheiros agrônomos da secretaria.

Durante o seu pronunciamento, Dulcimar Melo falou da importância do Simpósio e reiterou o convite a toda sociedade para participar do Chocolat Xingu. Segundo ela, haverá muita atração ao público bem como amplas discussões e apresentações técnico científicas sobre a produção cacaueira no Brasil e no mundo, sobretudo na região conhecida como Transamazônica (nome popular da BR-230).

Escola- A engenheira agrônoma citou a participação de representantes, também, da Escola Familiar Rural, instituição criada para atender especificamente os filhos dos agricultores familiares. “Quando os alunos estão na escola, há uma sucessão, se discute muito a sucessão familiar nas cadeias, tanto do açaí como do cacau, principalmente, que nós estamos falando. Então, a Escola Familiar Rural é baseada em jovens de 14, no máximo até 18 anos, que vêm para aprender, vêm do campo, são filhos do campo. Esse é o público que a gente está muito interessado em repassar esses conhecimentos para que haja continuidade da cultura”, defendeu a coordenadora do Chocolat Xingu.

De acordo com as informações de Dulcimar Melo, 30 alunos participam do Simpósio nesta quarta. Amanhã chegarão mais 35 de Uruará e outros 30 de Anapu, municípios localizados também na Transamazônica.

O Simpósio contou ainda com a participação do prefeito der Altamira, Claudomiro Gomes, que agradeceu a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a realização do festival. O gestor ressaltou a importância de um simpósio para tratar especificamente das SAFs.

O gestor frisou, ainda, o projeto “Refloresta Altamira”, que visa cumprir metas de restauração florestal e implantação de Sistemas Agroflorestais com previsão de atender 400 produtores. Ele também destacou a realização de capacitações profissionalizantes voltadas para a verticalização da cadeia do cacau.

“A Prefeitura de Altamira está realizando um curso para chocolatiers com 200 horas. Mais de 100 produtores já fizeram o curso”, informou o prefeito.

O Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Altamira será aberto às 19h desta quinta-feira e se estenderá até o próximo domingo (16), no Centro de Eventos Vilmar Soares, centro do município.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 14h02
32°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

31° Sensação
3.6 km/h Vento
35% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/07)

Mín. 19° Máx. 35°

Tempo limpo
Amanhã (23/07)

Mín. 20° Máx. 36°

Tempo limpo