Monday, 17 de June de 2024 00:37
94992727888
Pará ESQUEMA CRIMINOSO

PF apura fraudes no vestibular de medicina da Facimpa/Afya

A PF investiga estudantes que estão ligados ao esquema criminoso que fraudava as provas do Enem e de vestibulares de medicina do Grupo Afya em Marabá.

25/05/2024 07h35
Por: Redação Fonte: Portal Debate
A PF segue investigando os estudantes suspeitos de participação de fraudes no Enem e em vestibulares de medicina. | Foto: Reprodução
A PF segue investigando os estudantes suspeitos de participação de fraudes no Enem e em vestibulares de medicina. | Foto: Reprodução

 

Um inquérito da Polícia Federal investiga estudantes de medicina que foram aprovados por meio de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em vestibulares de medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (Facimpa), do Grupo Afya, em Marabá, sudeste paraense.

O início das investigações começou após a Polícia Federal encontrar informações sobre o crime no celular do homem apontado como o chefe do esquema criminoso, André Rodrigues Ataíde, de 23 anos, que foi preso durante a Operação Passe Livre I e II e segue atualmente em liberdade provisória.

De acordo com o inquérito policial, as fraudes ocorreram durante anos e resultaram em dezenas de alunos aprovados em vestibulares de medicina com notas obtidas de forma fraudulenta, e todos estavam matriculados na Faculdade de Medicina do Grupo Afya.

Ainda segundo a PF, o alvo da operação, André Ataíde, atuava de forma organizada, tendo a colaboração de pelo menos 18 pessoas que o ajudavam no esquema ilegal, fraudando provas de vestibulares em troca de pagamentos em dinheiro, sendo a principal modalidade, a adulteração de provas online, aproveitando-se da vulnerabilidade dos sistemas de aplicação de provas remotas da Facimpa/Afya.

O suspeito cobrava R$2 mil por cada aprovação em vestibular de medicina e pedia a antecipação de metade do valor (mil reais), a título de caução, como forma de evitar possíveis calotes dos candidatos. Caso o "cliente" não fosse aprovado no exame, André devolvia o valor integral, como aconteceu em pelo menos dois casos.

Até agora o Grupo Afya não deu um posicionamento sobre as informações

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Marabá - PA

Marabá - Pará

Sobre o município
Marabá é um município brasileiro localizado no sudeste do estado do Pará, Região Norte do país. Sua localização tem, por referência, o ponto de encontro entre dois grandes rios, Tocantins e Itacaiúnas, formando uma espécie de "y" no seio da cidade vista de cima. A sede municipal é formada basicamente por seis núcleos urbanos interligados por rodovias.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 22h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
0.76 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (19/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado