Monday, 17 de June de 2024 00:48
94992727888
Pará MEIO AMBIENTE ...

Semas inscreve para Programa de Pagamento de Serviços Ambientais em Novo Repartimento

Produtores rurais no sudeste estadual se inscreveram em iniciativa conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas)

26/04/2024 11h53 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Em Novo Repartimento, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu de 23 a 24 de abril, a inscrição de produtores rurais ao projeto piloto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), o projeto ‘Valoriza Territórios Sustentáveis’.

A iniciativa incentiva, com o pagamento de até R$ 1,4 mil por hectare a produtores rurais, ações de regeneração, recuperação, manutenção e conservação ambiental.

A iniciativa é direcionada para a preservação e restauração do meio ambiente e também uma possibilidade de capacitação para os participantes se tornarem agentes ativos na promoção de serviços voltados à sustentabilidade e conservação do ecossistema.

A estratégia faz parte do Programa de Atuação Integrada para Territórios Sustentáveis (PTS) e antecipa o Programa Estadual de Pagamentos por Serviços Ambientais do Pará (PSA). Os produtores poderão ainda, no futuro, se tornar provedores de serviços ambientais e ecossistêmicos, com atividades educacionais e de capacitação técnica que serão oferecidas pelo Programa.

O produtor rural Genivaldo Fernandes explica que a presença do governo do estado no município de Novo Repartimento é muito importante já que traz confiança para a comunidade. “Eu espero que o programa continue melhorando mais ainda e que ele chegue lá na ponta da linha, chegue lá onde a gente está, lá no agricultor mesmo, isso é o que a gente espera”, disse o produtor.

No evento, foram sanadas dúvidas a respeito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e os produtores foram encaminhados e instruídos quanto a práticas de conservação por parte da equipe técnica do programa Território Sustentáveis

A produtora rural Marieta Linhares disse que há muito tempo o município de Novo Repartimento precisava de um atendimento com esse feito pela Semas, uma assistência necessária sobre o assunto. “A gente ainda não tinha nada, pelo menos nós aqui de Novo Repartimento, mas aqui a gente tinha muita dificuldade de ter assistência e essa ajuda do governo chegou em boa hora”, explicou.

Texto de Vinícius Silva / Ascom Semas

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Novo Repartimento - PA

Novo Repartimento - Pará

Sobre o município
Novo Repartimento é um município brasileiro do estado do Pará. Sua população estimada em 2020 era de 77.214 habitantes. Possui uma área de 15464,19 km². Cerca de 90% da população vivia no meio rural, em projetos criados pelo INCRA, e estão ligados direta ou indiretamente à atividade agrícola. A pecuária tinha pequena participação no contexto econômico, sendo praticada por médios e grandes produtores. No extrativismo vegetal, os produtos que mais se destacavam eram a madeira e a castanha do Pará
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 22h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
0.76 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (19/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado