Segunda, 29 de Abril de 2024 18:28
94992727888
Educação Educação

FAEP promove a Semana da Diversidade e Inclusão nos dias 15 a 18 de abril

Série de palestras presenciais, com transmissão on-line, proporcionará um momento de reflexão e troca de experiências para uma sociedade mais justa...

16/04/2024 16h09
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Pixabay
Pixabay

Conceito que permeia todas as esferas da sociedade moderna, a inclusão trata-se não apenas de um princípio ético, mas também de um direito humano básico, que reconhece e valoriza a diversidade de experiências, perspectivas e identidades. Dentro desse contexto, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP), situada na Zona Noroeste de São Paulo, promove a Semana da Diversidade e Inclusão nos dias 15 a 18 de abril, a partir das 19h. O evento contará com uma série de palestras que abordarão diversas questões para a formação de uma sociedade mais inclusiva.

Realizado na instituição de ensino para os estudantes, o evento também será transmitido pelo Canal da FAEP no YouTube para que todos os demais interessados possam assistir e se inteirar a respeito de tais questões.

Para Juliana Chagas, diretora acadêmica da FAEP, por meio da Semana de Diversidade e Inclusão, a instituição visa criar um espaço de reflexão, diálogo, troca de experiências e aprendizado sobre esses temas fundamentais. “Nosso objetivo é incentivar os alunos e demais interessados a se tornarem agentes de mudanças em suas comunidades, diante do triste cenário de preconceito e exclusão sob diversos aspectos que ainda se destaca em nossa sociedade”.

A programação terá início no dia 15 de abril com a palestra "Inclusão: Que Papo é Esse?", proporcionando um momento para os participantes entenderem melhor o significado da inclusão e sua aplicação na sociedade contemporânea, envolvendo questões legais e políticas públicas.

Já no dia 16 de abril, será analisada a inclusão na perspectiva social, considerando não apenas os aspectos individuais, mas também os fatores sociais, culturais e econômicos que influenciam a forma como as pessoas são incluídas ou excluídas.

No dia 17 de abril, a discussão se voltará para o tema “Letras e Cores: Desmistificando o Alfabeto LGBTQIA+”. Ao desmistificar o alfabeto LGBTQIA+, os palestrantes buscarão promover a aceitação, o respeito e a inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Para encerrar, no dia 18 de abril, a palestra abordará a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, acompanhada de uma oficina “Celebrando a diversidade e promovendo a inclusão”.

“Esperamos que este evento inspire reflexões profundas e ações concretas para promover a diversidade e a inclusão em nossas comunidades e instituições de ensino. Juntos, podemos criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado e respeitado em sua plena essência”, conclui Juliana.

Abaixo a programação completa:

15/04 às 19h - Inclusão: Que Papo é Esse?
Aspectos Legais e Políticas Públicas

Palestrantes: professores da FAEP:

Edi Carlos: pós-graduado em Direito e licenciado em História.

Robson Garcia: formado em Serviço Social, pós-graduado em Psicossociologia e Saúde Pública.

Rosângela Machado: doutora em Educação, mestra em Ciências Políticas e formada em Ciências Sociais e Pedagogia.

16/04 às 19h - Inclusão na Perspectiva Social
Explorando a inclusão sob uma ótica social.
Palestrantes: professores da FAEP

Edilaine Daniel – graduada em Estudos Sociais, Filosofia, Sociologia e Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia e Direitos Humanos e Mestra em Ciências Sociais.

Rui Caetano – formado e pós-graduado em Teologia, Filosofia, Sociologia e Docência no Ensino Superior

17/04 às 19h - Letras e Cores: Desmistificando o Alfabeto LGBTQIA+
Um diálogo aberto para desmistificar o alfabeto LGBTQIA+.
Convidados externos:

Regiane Alves dos Santos – ex-aluna de Pedagogia da FAEP. Possui Licenciatura em Pedagogia.

Victor Raphael: aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAEP.
Mediador: Prof. Edmar.

18/04 às 19h - PCD (Pessoas com Deficiência)

Bate-papo sobre a inclusão de pessoas com deficiência
Palestrantes:

Professor da FAEP: Edu Gomes: formado em Processamento de Dados, Administração, Licenciatura e Bacharel em Educação Física

Convidada: Danielle Percinoto: mãe atípica, empreendedora social, neurodiversa, feminista, ativista cultural, anticapacitista e antirracista na luta pela inclusão integral das pessoas periféricas, com deficiência e diversidades em suas especificidades.

Encerramento com a oficina: Celebrando a Diversidade e Promovendo a Inclusão 

Professoras da FAEP:

Simone Franco: pedagoga e pós-graduada em Educação e Coordenação Pedagógica

Ana Cristina Tavares: psicóloga e pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 16h02
32°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

38° Sensação
3.09 km/h Vento
62% Umidade do ar
88% (0.5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuvas esparsas