Segunda, 29 de Abril de 2024 19:09
94992727888
Saúde SAÚDE

Contentores de resíduos auxiliam na prevenção da dengue

Contêineres de lixo desempenham um papel crucial na proteção da comunidade brasileira contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

08/04/2024 13h12 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Contemar Ambiental
Contemar Ambiental

O Brasil tem enfrentado um aumento considerável nos casos de dengue nos últimos meses. As altas temperaturas e o acúmulo de água em recipientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, têm contribuído para a disseminação do vírus em diversas regiões do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, foram confirmados mais de 2,7 milhões de casos da doença em todo o país até o dia 05 de abril, um aumento de 108% em relação ao mesmo período do ano passado.

Diante desse cenário, autoridades e especialistas têm destacado a importância de medidas preventivas, como a eliminação de focos de reprodução do mosquito. Nesse sentido, os containers de lixo têm se mostrado uma ferramenta eficaz na redução dos criadouros do Aedes aegypti.

Os contêineres de lixo possuem tampas que vedam completamente o acesso de insetos, incluindo o mosquito transmissor da dengue. Além disso, sua estrutura é projetada para impedir o acúmulo de água da chuva, devido aos cantos arredondados e caimento da tampa, eliminando assim, possíveis criadouros do mosquito.

De acordo com a empresa especializada em conteinerização no Brasil, Contemar Ambiental, a conscientização da população sobre a correta utilização dos contêineres é fundamental para o sucesso dessa estratégia. As instruções são para manter os contêineres sempre com a tampa fechada, impedindo a entrada de água e a proliferação de mosquitos.

Além disso, os containers facilitam a limpeza e a remoção de criadores do mosquito, contribuem para a redução de lixo nas ruas e consequentemente evitam o entupimento das tubulações de esgoto que causam enchentes.

Medidas de prevenção da dengue:

  • Eliminar criadouros do mosquito: Eliminar qualquer tipo de recipiente que possa acumular água.
  • Manter calhas e lajes limpas: Limpar calhas e lajes periodicamente para evitar o acúmulo de água.
  • Usar repelentes: Usar repelentes quando estiver em áreas com risco de transmissão da dengue.
  • Utilizar telas de proteção: Instalar telas de proteção nas janelas e portas para evitar a entrada do mosquito.

 

A colaboração da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e prevenir a dengue.

Informações adicionais:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 16h02
32°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

38° Sensação
3.09 km/h Vento
62% Umidade do ar
88% (0.5mm) Chance de chuva
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (01/05)

Mín. 22° Máx. 30°

Chuvas esparsas