Sexta, 19 de Abril de 2024 03:47
Pará SEGURANÇA PÚBLICA

Iara, atendente virtual do Disque Denúncia completa 4 anos com 79 mil denúncias

Aplicativo de mensagens WhatsApp (91) 98115-9181 auxilia ações policiais com registros de informações que contribuem com as investigações

01/04/2024 07h49 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Elielson Modesto / Ascom Segup
Crédito: Elielson Modesto / Ascom Segup

Com 79.115 mil denúncias recebidas desde a implantação do canal em 27 de março de 2020, o aplicativo de mensagens WhatsApp do Disque Denúncia, com a atendente virtual Iara no número (91) 98115-9181, completa quatro anos auxiliando no recebimento de informações para ampliar as investigações e elucidar crimes, sendo um dos canais oficiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

A Iara, foi uma estratégia revolucionária e pioneira do Brasil, sendo o Pará o primeiro Estado a disponibilizar um número de WhatsApp para denúncias, garantindo o sigilo e o anonimato do denunciante, como destaca Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“Ainda em 2020, lançamos a IARA, a nossa atendente virtual e Inteligência Artificial do Disque Denúncia, que conversa com a população e recebe a denúncia, de maneira imediata. Por meio dela, é possível enviar vídeo, foto, localização, com tudo que a população precisar incluir na denúncia para poder chegar até nós da melhor forma, para que a gente possa apurar. Hoje, a IARA conta com quase 80 mil denúncias recebidas, que demonstra a assertiva dessa estratégia e também o sucesso que a IARA tem feito. A gente conta com a população, para que cada vez mais, possa colaborar conosco, tendo em vista que a população é a principal colaboradora da segurança pública para que possamos garantir a paz social”, afirmou Ualame Machado.

Dados– Desde o lançamento da Iara no aplicativo de mensagens, 79.115 denúncias foram recebidas pelo Disque Denúncia, sendo o WhatsApp o segundo canal mais utilizado pela população para o envio de denúncias. De 27 de março de 2020, até o dia 26 de março de 2024, foram computadas 79.115 denúncias, destas, 15.537 foram totalmente completas e válidas, resultando em todos os trâmites investigativos necessários.

Para o diretor do Disque-Denúncia, Delegado Christian Rocha, o canal de denúncias é essencial tanto para a população quanto para o trabalho das forças de segurança que atua diariamente no combate a criminalidade, estando disponível 24h por dia, com objetivo de receber informações de fatos ou crimes que ocorreram ou que estão acontecendo, e principalmente, para aquele denunciante que não deseja ser identificado.

“A população pode ter a garantia de sigilo e anonimato total ao acionar o canal de denúncias pois nossos sistemas não identificam o número do denunciante. O cidadão pode contar com essa ferramenta para informar as autoridades, situações referentes a crimes, qualquer tipo de denúncia, e assim podemos contar com a população para auxiliar nas investigações e na elucidação de caso, que muitas vezes ocorre próximo a ela. Nós temos alguns canais, os principais, é o próprio número 181, que é um número nacional, é padrão nacional e também a Iara, portanto a gente fomenta muito a utilização do WhatsApp, porque muitas vezes o denunciante já tem uma foto, um vídeo, tem o georreferenciamento do problema, do crime que está acontecendo, isso facilita muito para as equipes que vão investigar e que vão apurar a denúncia”, informou o delegado Christian.

Serviço -Por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, no número (91) 98115-9181, qualquer pessoa pode enviar texto, áudio, fotos e vídeos, além de localização. As informações podem ser também sobre crimes que já ocorreram para que possam ser solucionados, como por exemplo, recaptura de presos, venda de entorpecentes, localização de veículos roubados, entre outros, ou de crimes que podem ser evitados. Ao fazer uma denúncia, a pessoa receberá um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda ou acrescentar informações.

Outra ferramenta que está à disposição da sociedade é o chatbot, um sistema de troca de mensagens que funciona 24 horas, sete dias por semana, e que também receberá denúncias garantindo o sigilo e o anonimato.

A caixa de diálogo pode ser localizada na parte inferior de todos os sites de segurança pública do Pará, como o das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros. A atendente virtual Iara também está presente neste canal de relacionamento com o cidadão.

A Segup disponibiliza ainda em seu site institucional o formulário web, e o email do canal (disquedenuncia181@segup.pa.gov.br). O número 181 permanece disponível para chamadas de voz, gratuitamente.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.