Domingo, 28 de Abril de 2024 09:03
94992727888
Pará CONSUMO CONSCI...

Procon Pará participa de sessão especial na Alepa em homenagem ao Dia do Consumidor

Evento abordou a defesa dos direitos dos consumidores paraenses e a importância do trabalho integrado à sociedade para o consumo consciente

26/03/2024 22h09 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Brayan Wesley/Seju
Crédito: Brayan Wesley/Seju

A Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Pará), vinculada à Secretaria de Estado Justiça (Seju), participou, na segunda (25), de sessão especial da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em comemoração ao Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. O evento debateu a importância da orientação e do amparo legal dos direitos dos consumidores paraenses.

A diretora do Procon Pará, Gareza Moraes, reforçou o papel do órgão na execução da política estadual de defesa ao consumidor, principalmente, no atendimento imediato ao público.

"Trabalhamos constantemente para proteger os direitos do consumidor. Quando recebemos a reclamação, procuramos resolver da forma mais rápida possível. Buscamos o contato direto com o fornecedor para que haja, de fato, a resolução sem que seja preciso recorrer ao jurídico", explica a diretora do Procon.

Gareza Moraes lembrou como a questão do superendividamento é debatida na atuação do Procon Párá, considerando os efeitos negativos, financeiros e emocionais, para o consumidor afetado e como as atendentes do órgão precisam estar preparadas para a solução administrativa do problema, e também para o atendimento humanizado ao público.

A importância da municipalização do Procon pelo Estado também foi ressaltada pela diretora. "Nós defendemos a importância de que todos os municípios tenham o Procon para que os consumidores não tenham que se deslocar até a capital e que em seu município possam ter seu problema solucionado e seus direitos garantidos".

A aposentada Maria do Carmo representou o público consumidor durante a sessão. Ela parabenizou o desempenho do Procon na resolução de uma dívida abusiva com serviços de energia elétrica. "Moro em Tucuruí e estava sempre me deslocando para Belém, tentando resolver o problema. Já estava em desespero quando, através da indicação de uma amiga, fui ao Procon. Além do bom atendimento, na mesma semana já estavam encaminhando a solução do problema. Fiquei tão feliz!’, lembra a consumidora.

Ao final do evento, foram distribuídos certificados de reconhecimento a representantes do público e dos servidores atuantes na proteção dos direitos do consumidor.

Estiveram presentes à sessão representantes da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil do Pará, da Defensoria Pública do Pará, do Ministério Público do Pará e do Grupo de Educação Financeira da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 06h02
22°
Chuvas esparsas

Mín. 21° Máx. 30°

23° Sensação
0.78 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (5.17mm) Chance de chuva
Amanhã (29/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas
Amanhã (30/04)

Mín. 22° Máx. 31°

Chuvas esparsas