Sábado, 27 de Abril de 2024 04:00
94992727888
Pará EVENTO DE COMU...

Em Altamira, comunicadores do Xingu participam da 'Secom por Todo o Pará'

Iniciativa do Governo do Estadual via Secretaria de Estado de Comunicação percorre diversos municípios levando palestras, oficinas e conhecimento s...

25/03/2024 07h46 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará
Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará

Em uma grande ação de valorização e fortalecimento da comunicação regional, a cidade de Altamira, na região Xingu, recebeu o evento "Secom por todo o Pará". A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), reuniu neste sábado, 23, comunicadores para um momento de aprendizagem, atualização das novas ferramentas de trabalho e troca de conhecimentos.

"O 'Secom Por Todo o Pará' é mais do que um evento, é uma jornada que leva a voz do Governo do Pará às comunidades de todas as regiões, fortalecendo a comunicação pública e promovendo o diálogo entre o governo e as diversas culturas que compõem nosso estado. Estamos comprometidos em levar informação e capacitação a todos, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas", ressaltou Alinne Passos, secretária-adjunta de Estado de Comunicação do Pará.

Na programação gratuita realizada hoje, diversas palestras e convidados compartilharam vivências e atualizações junto aos profissionais locais de diversos veículos de comunicação localizados no município e na região.

"Os comunicadores da imprensa local, de rádio, TV e portal participaram das nossas palestras com temas relacionados a COP 30. Em seguida, palestramos sobre as diretorias de mídias digitais e de jornalismo da Secom. Assim, orientamos sobre a comunicação de serviços, conteúdos das ações do governo e tudo mais", destacou Arthur Sobral, Diretor de Articulação Institucional da Secom.

Entre os palestrantes, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Bruno Chagas, ressaltou o papel do diálogo da gestão estadual com os comunicadores de todo o Pará para o fortalecimento de temas como a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP-30.

"A 'Secom por Todo Pará' é um projeto incrível, que leva a comunicação pública, a atenção do Estado para todas as regiões. Esse diálogo, essa troca de experiências e ouvir os comunicadores da região é muito importante para o governo e traz um pouco da mensagem do que é a COP", destacou Chagas.

A palestra sobre a COP-30 foi considerada positiva para os comunicadores de Altamira e região. A comunicadora indígena Alice Xipaya frisou que o evento global também é um momento para divulgar as comunidades tradicionais da Amazônia. "Nós indígenas somos a floresta, a aldeia é a floresta. Então é importante que a COP-30 entre e enxergue mais essa área da cidade, da aldeia, das comunidades. Para nós é muito importante", frisou Alice.

A jornalista Cristiane Prado foi uma das participantes locais. Para a repórter, a oportunidade foi um momento de trocar vivências e compartilhar conhecimentos para avançar a comunicação no Xingu. "É uma região imensa, com grandes desafios, e é uma forma de estreitar essa comunicação com os responsáveis pela comunicação do nosso Estado, é uma forma de mostrar também as nossas demandas locais, que são diferentes de outras regiões, e dessa forma a gente consegue uma informação melhor qualificada, e consegue repassar esse conteúdo de uma forma mais precisa, mais interessante, mais clara, para o nosso telespectador".

Entre os palestrantes, o professor universitário, Rodolfo Marques destacou o alcance da comunicação digital para a região. "Tivemos a oportunidade de trocar ideias com os profissionais de comunicação, com os jornalistas, com aqueles que atuam na linha de frente junto à sociedade aqui da região. Esse encontro é fundamental para a gente conseguir ter esse tipo de troca para aperfeiçoar não só o uso dos recursos disponíveis, mas a maneira como nós nos conectamos com os diferentes públicos".

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 era de 115 969 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil. Até 2009 foi o maior município do mundo em extensão territorial, sendo maior que dez estados brasileiros, além do Distrito Federal e vários países como Portugal, Islândia, Irlanda, Suíça, entre outros.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.83 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (2.67mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas