Sexta, 19 de Abril de 2024 04:37
Pará SAÚDE

Policlínicas de Altamira e Breves seguem com cronograma de obras avançado

Unidades Hospitalares oferecem cerca de 30 especialidades de atendimento clínico em consultas e exames

22/02/2024 07h54 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

 

Além de Belém e Capanema, as cidades de Altamira e Breves terão suas próprias policlínicas em breve. São unidades hospitalares que oferecem cerca de 30 especialidades de atendimento clínico em consultas e exames. As obras de construção, realizadas pelo Consórcio Policlínica de Altamira, já chegaram a 55% de andamento e já alcançam a fase de estrutura e alvenaria do prédio principal, infraestrutura das instalações, empregando cerca de 50 pessoas direta e indiretamente.

Já a construção da Policlínica de Breves, realizada pelo consórcio Saúde Pará, encontra-se com 41% de avanço, com os principais serviços em andamento sendo estrutura do prédio principal, estrutura e alvenaria, impermeabilização e instalações nos prédios anexos. As obras empregam no momento cerca de 90 pessoas, entre empregos diretos e indiretos. Ambas são executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Altamira

As iniciativas do Governo do Pará reforçam o compromisso em ampliar a rede de atendimentos de saúde à população, principalmente em descentralizar tais atendimentos, levando uma série de serviços a municípios chaves no interior, que recebem demandas das cidades adjacentes.

Quando pronta, a Policlínica de Breves terá aproximadamente dois mil metros quadrados e será dividida em vários ambientes, sendo o primeiro para ambulatório, recepção, farmácia e nove consultórios. Já o segundo, será para exames e diagnósticos e outro para o setor administrativo e apoio técnico-logístico.

As especialidades ofertadas serão de ginecologia, otorrino e oftalmologia, além de
exames como eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, raio-x, densitometria, tomografia, ressonância magnética, endoscopia.

Altamira

Em Altamira, o investimento na construção é de mais de R$ 31 milhões. Com um espaço de mais de três mil metros quadrados, a unidade será dividida por setores e vai dispor de recepção para a entrega de resultados, atendimento ambulatorial, setor de diagnóstico, imagem e métodos, espaço para o Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea), laboratórios, apoio técnico e uma ala para a hemodiálise.

"São obras extremamente importantes, que visam qualificar o atendimento às necessidades da população. Todas estão com seus cronogramas avançados e em dia. Além disso, é geração de emprego e renda, é o dinheiro circulando no próprio município através dos investimentos do Governo do Estado. Por isso, a Secretaria de Obras Públicas, juntamente com a Sespa, atua no sentido de otimizar as demandas do Governo do Estado, os compromissos que foram feitos atendendo a área da saúde", detalha Ruy Cabral, titular da Seop.

Breves

Ivete Vaz, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), avalia que as policlínicas de Altamira e Breves evidenciam a importância de fortalecer estruturas regionais para oferecer serviços de qualidade e descentralizar os atendimentos especializados. "Além de atenderem às necessidades locais, estabelecem um modelo de sucesso já vigente em diversos outros municípios", complementa.

Ana Ruth Castro é autônoma e mora em Altamira, ela acredita que a policlínica será uma referência em atendimento médico. "A iniciativa é muito boa. Vai desafogar o hospital que temos aqui. Com a policlínica teremos atendimento diversificado e muitos que não têm aqui no município, que tínhamos que ir para a capital, e que vão ter agora. O município de Altamira só tem a ganhar", finaliza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Altamira - PA

Altamira - Pará

Sobre o município
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 era de 115 969 habitantes. Com uma área de 159 533,328 km², segundo o IBGE em 2017, posiciona-se como o município mais extenso do Brasil. Até 2009 foi o maior município do mundo em extensão territorial, sendo maior que dez estados brasileiros, além do Distrito Federal e vários países como Portugal, Islândia, Irlanda, Suíça, entre outros.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 04h03
23°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 27°

24° Sensação
0.71 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (7.48mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Amanhã (21/04)

Mín. 22° Máx. 29°

Chuva