Há 33 anos morando no distrito de Castelo dos Sonhos, Estevão Leão de Araújo, 69 anos, lembra bem as dificuldades que enfrentava para ter assistência em saúde no passado, na região de integração do Xingu. De acordo com ele, quando a localidade tinha apenas um posto de saúde, a população precisava buscar atendimento no município vizinho de Novo Progresso ou mesmo em cidades do Estado do Mato Grosso.
Isso mudou com a construção do Hospital Geral Público de Castelo dos Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS). “A gente passava por dificuldades, precisávamos ter algum parente no Mato Grosso para ir e marcar uma consulta. Hoje não, a gente vem até o hospital e é bem atendido. Temos que agradecer a Deus”, afirmou Estevão Araújo.
Esta semana, ele passou por uma cirurgia após sofrer um acidente e fraturar o braço direito. “Hoje, a gente tem um atendimento muito bom na área da saúde. Esta foi a segunda vez que eu precisei do hospital e todas as vezes eu fui muito bem atendido. Facilitou muito, tanto na parte financeira quanto na parte de distância, já que não temos que sair daqui para receber a assistência”, comemorou o paciente.
O HGPCS foi inaugurado no dia 17 de julho de 2020 e funcionou inicialmente como Hospital de Campanha para a Covid-19. Em setembro daquele ano, a unidade começou a atender serviços ambulatoriais e, em janeiro de 2021, deu início à realização de cirurgias.
A instituição é referência em atendimentos de baixa complexidade e trouxe melhorias na área da saúde aos moradores do distrito e de localidades próximas, facilitando o acesso aos serviços médicos para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá).
Estrutura e atendimento –O hospital conta com 34 leitos operacionais e não operacionais e oferta consultas, cirurgias, exames e outros atendimentos em sete especialidades médicas: Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Anestesiologia, Cardiologia e Clínica Médica.
Só em 2023, O HGPCS realizou um total de 537.520 atendimentos, além de 1.231 cirurgias, mudando a vida dos pacientes e levando saúde de qualidade aos moradores da região.
“O Hospital é, sem dúvida, muito valioso para a população do sudoeste paraense. Realizamos serviços médicos especializados, além dos atendimentos de urgência e emergência. Apesar de ser um hospital novo, milhares de pessoas que vivem longe dos grandes centros já foram beneficiadas pelos nossos serviços. Tudo isso só é possível graças à política pública do estado e o trabalho desenvolvido pelo Instituto Social Mais Saúde”, destacou o diretor-técnico da unidade, Douglas Rosa Do Nascimento.
Serviço -O Hospital Geral de Castelo de Sonhos pertence ao governo estadual e tem a administração do Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem atendimento de Emergência e Ambulatorial e ocorre de forma referenciada, encaminhado ao Hospital por meio da Regulação Estadual, Samu, Corpo de Bombeiro e Polícia Rodoviária e Militar.
Texto da Ascom Hospital de Castelo de Sonhos
Mín. 22° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsas