Sexta, 19 de Abril de 2024 04:32
Geral SAÚDE

HRT promove rodas de conversa em alusão à campanha Janeiro Branco

Na programação, promovida pelo Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT e Unacon, profissionais de saúde registraram seus sentimentos e dificu...

28/01/2024 10h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) realizou nos últimos dias 24 e 25 de janeiro, ações de cuidado e prevenção em saúde mental que integram a campanha Janeiro Branco. As ações vão continuar na unidade de saúde ao longo de 2024 no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT e Unacon.

Pensando em quem cuida e acolhe esta população, o Setor de Humanização da unidade hospitalar, realizou roda de conversa, com o tema: "Conscientização, Prevenção, Percepção e Tratamento à Saúde Mental", visando envolver os profissionais na campanha.

Os dias de roda de conversa foram conduzidos pela psicóloga Cristiane Félix, que fez com os participantes dinâmica de grupo, incentivando os servidores e colaboradores a falar um pouco de suas dificuldades no dia a dia. A psicóloga realizou também aconselhamento prévio sobre os cuidados e prevenção com a saúde mental. "Janeiro é um mês de valorização da vida e de conscientização sobre a importância da saúde mental, e se você notou que está com algum sintoma ou demanda de saúde mental, como alterações de humor recorrentes, diminuição ou aumento de fome, diminuição ou aumento de sono, não hesite em procurar ajuda porque essas questões podem ser indícios de desequilíbrio emocional".

O evento ganhou ainda outro elemento simbólico: uma folha em branco com um questionário de perguntas aos profissionais que foram convidados a responder às perguntas para si mesmo: Como me vejo? Eu me aceito como sou? Como lido com minhas emoções? Como lido com contrariedade? Que tipo de amizades e pessoas eu sigo? O que mais me incomoda? Quanto eu ultrapasso meus limites? Como está meu sono? Você tem alguma válvula de escape?, entre outras. Sentimentos como alegria, frustração, amor, empatia, tristeza e, também, sonhos, desejos, expectativas também foram abordados. Na oportunidade todos participaram do sorteio de brindes ao final das atividades.


Texto: Wellington Hugles - ASCOM/HRT-UNACON

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.