Com música e muitas brincadeiras, crianças internadas no Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, aproveitaram a programação especial na unidade, na tarde desta quinta-feira (7). Profissionais do Hospital usaram fantasias de animais, como cachorro, coelho e papagaio, para levar bem-estar aos pacientes.
A terapeuta ocupacional Danielle Ferreira ressaltou a necessidade de promover momentos como esse para as crianças. “Brincar é a principal ocupação da criança. Quando ela brinca de forma espontânea e participativa, consegue tornar esse momento de hospitalização menos traumático. O Projeto Pronto Sorriso visa justamente isso: tornar a hospitalização mais agradável, além de continuar melhorando o período que ela passa no Hospital, promovendo mais esse engajamento ocupacional da criança”, disse a profissional. Profissionais da unidade de saúde usam fantasias para animar as crianças internadas
Utilizando música e brincadeiras, o projeto é realizado mensalmente e aborda temáticas relacionadas à infância. Ezequias da Silva, natural de Belém, acompanha a filha Ana Elisa, 3 anos, internada há um mês. A menina se recupera de pneumonia, mas aproveitou todas as brincadeiras. “Momento alegre para as crianças que estão se recuperando aqui dentro. Elas gostam muito”, garantiu a terapeuta.
Lucas Barroso, 3 anos, internado há 10 dias, aproveitou as brincadeiras que fazem parte da rotina infantil. “São atividades bem importantes. É legal porque mantém essa vivacidade de criança, mesmo aqui dentro. Eu fico feliz vendo ele é feliz”, disse Marley Barroso, mãe de Lucas.
O Projeto “Pronto-Sorriso” é mais uma das iniciativas do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). “É uma ação realizada em parceria com a equipe assistencial, que leva alegria para as crianças internadas, ajudando a amenizar qualquer desconforto ou ansiedade que possam sentir por conta da hospitalização”, afirmou Suzane Gonzaga, supervisora de Humanização do HRAS.
Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Mín. 25° Máx. 37°
Mín. 22° Máx. 36°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 37°
Chuvas esparsas