Friday, 19 de July de 2024 22:31
94992727888
Geral AVANÇOS E DESAFIOS

Reunião de Segurança Pública finaliza com retomada do programa 'Segurança Por Todo o Pará'

Por Roberta Meireles (SEGUP)17/11/2023 16h16

17/11/2023 17h07
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Alexandre Puget / Ascom Segup
Crédito: Alexandre Puget / Ascom Segup

Gestores das Regiões Integradas de Segurança Pública do Pará concluíram nesta sexta-feira (17), a participação na Reunião Interinstitucional de Realinhamento Técnicos e Operacionais, promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, no auditório Pará, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

A reunião, que iniciou na tarde de quinta-feira (16), com a apresentação dos desafios e investimentos dos últimos quatro anos em todas as regiões integradas, explanou também a análise de criminalidade junto aos avanços e desafios, e ainda sobre o Programa de Análise de Resultados de Gestão Estratégica, Administrativa e Operacional (Pargeao), considerado a ferramenta oficial de controle e avaliação utilizada pelo Sistema de Segurança.

Enquanto que nesta sexta-feira (17), a reunião foi concluída com a divulgação dos resultados obtidos a partir da utilização do Disque-denúncia e a importância da divulgação dos canais de denúncia em todas as regiões do Estado; além da apresentação do Sistema de Governança proposto no Plano Estadual de Segurança Pública e a retomada do Programa Segurança por Todo o Pará.

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, concluiu a programação agradecendo a participação de todas regiões integradas e o trabalho realizado até aqui.

“Nós conseguimos reunir com os gestores máximos das regionais da Polícia Militar, Polícia Civil, da Polícia Científica do Pará, ainda com a participação da Seap, dos Bombeiros e do Detran, para que a gente pudesse primeiro analisar os nossos dados, nossa estratégia, acompanhar o nosso planejamento estratégico com o Estatuto de Segurança Pública, mas também integrar cada vez mais as forças de segurança para que elas possam, cada vez mais, fazer o seu melhor. Quanto mais integradas estiverem, melhor prestarão serviço à comunidade. E assim também ideias foram surgindo, demandas vindas das regionais para que a gente possa também tentar conseguir melhorar a estrutura do trabalho no interior do Pará, pois tudo isso é importante para que a gente consiga cada vez mais avançar, trazendo a proteção para a população”, afirmou Ualame.

Todas as regiões integradas do Estado foram representadas pelos comandantes regionais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, e superintendentes da Polícia Civil de cada região e Polícia Científica, com a finalidade de aproximar os gestores, ouvir demandas e dar encaminhamentos, a fim de aprimorar a estrutura e as ações de prevenção e repressão que auxiliam no combate à violência.

Superintendente de Polícia Civil da 5ª Região Integrada de Segurança Pública, o delegado Rodrigo Amorim afirmou a satisfação em participar do encontro de gestores. “Eu acho de extrema importância essa integração nessa reunião promovida pela Segup, pois nos possibilita conviver com outras instituições, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e nos permite a troca de experiência e trata de alinhamentos e desafios em comum das instituições. A questão da interação entre os superintendentes também é excelente, pois algo que está sendo feito no sul do Pará, na região oeste, entre outras, a gente tenta tomar como base também para o Marajó. Então a partir daqui a gente pode implementar políticas públicas de outras regionais em segurança pública na nossa região. Também é importante ouvirmos juntos sobre os avanços do Estado em relação à segurança pública e quais são os gargalos que a gente tem que enfrentar para o ano 2024 e as metas a serem estabelecidas”, afirmou.

Segundo o coronel PM Wilson, comandante da 3ª Região Integrada de Segurança Pública, a iniciativa da Secretaria é essencial para o avanço das ações e redução da criminalidade no Estado. “Esse encontro com todos os órgãos e gestores da segurança é primordial pra gente alinhar nossas ações, sejam elas operacionais ou administrativas, então a gente consegue alinhar nossas metas futuras, avaliar os resultados das operações minuciosamente, então é muito importante momento, para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho de integração que é feito com excelência”, enfatizou o comandante do CPRXIII.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h01
30°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

32° Sensação
2.06 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 25° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 23° Máx. 35°

Tempo limpo