Sábado, 27 de Abril de 2024 06:33
94992727888
Cidades CÍRIO DE NAZARÉ 2023

Círio de Nossa Senhora de Nazaré leva mais de nove mil pessoas para a procissão em Canaã dos Carajás

A celebração contou com uma transmissão simultânea em todas as emissoras de comunicação da cidade

30/10/2023 06h06
Por: Redação Fonte: Ascom/PMCC
Foto Diego Barbosa
Foto Diego Barbosa

“Eu já chorei de emoção por estar perto dela. É algo inexplicável. Parece que o céu desce aqui na Terra. Como podemos ver, ontem a Lua estava irradiante. Se alguém percebeu, a Lua estava da cor do manto. Estava avermelhada, laranjada, que é justamente as cores que estavam no manto. O céu desce sobre Canaã, e Canaã dos Carajás é a terra prometida, a terra que Deus escolheu para o povo estar aqui hoje lá em volta à nossa mãe de Nazaré.”, relatou emocionada a devota Adriana Montel, que estava acompanhando a procissão da 9ª edição do Círio de Nazaré de Canaã dos Carajás. Este é um dos relatos pela devoção e fé em Nossa Senhora de Nazaré.

O Círio de Nazaré vai além de uma devoção católica, é uma celebração cultural brasileira, e o estado do Pará é o local onde acontece um das maiores celebrações católicas do mundo. Canaã dos Carajás em seu momento de fé e devoção contou hoje, 29, com a 9ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré contou com mais de nove mil fiéis. O evento começou com a missa campal, às 7h, na Praça da Bíblia, celebrada pelo Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, acompanhado do Padre Dalvan.

O Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, exalta esse momento de grande emoção para o município de Canaã dos Carajás. “É sem dúvida um momento forte de alegria, de amor à Mãe, porque a Mãe nos leva até Jesus. Parabéns aqui ao Padre de Domingos, Diácono Denir e toda a equipe organizadora, as irmãs e a Pastoral da Comunicação que estão noticiando para milhares e milhares de pessoas, o 9º Círio. A Maria Mãe que partilha o milagre do amor, milagre do amor que é Jesus, então ela nos ensina, nos aponta para lá, o Círio é esse momento lindo de caminhada, de evangelização, de alegria nas ruas, não se explica o Círio, se vive. A multidão que está caminhando aqui com Nossa Senhora, porque ela nos aponta Jesus. Ela sempre nos leva a Jesus. Então é para lá que a gente vai se dirigindo.”, destacou.

Foto: Diego Barbosa

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, esteve presente desde o início da celebração e conta que foi agraciada com uma cura. “Eu precisava fazer uma cirurgia no meu ombro, cheguei em Belém na época do Círio, passei por uma consulta e fiz esse pedido para Nossa Senhora, que ela me conduzisse nessa cirurgia e que fosse feito o melhor. Simplesmente eu fui curada e não precisei fazer a cirurgia.”, ressaltou e concluiu. “Esse é um momento de muita espiritualidade, de muita fé, de muito agradecimento a Deus e a Nossa Senhora.”, finalizou.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré fez parte na missa campal, foi levada e colocada pelo Bispo Dom Vital Corbellini na Berlinda, e sua procissão passou por pontos importantes de Canaã dos Carajás. O cortejo saiu da Praça da Bíblia após a primeira missa, caminhou até a avenida Leandro Polastrini, entrou na avenida Pioneiros, caminhou na avenida Weyne Cavalcante, virou para a Rua da Cooperativa até a rua do Campo, passou na Praça do Papai Noel e finalizou o percurso na Paróquia Imaculada Conceição com a missa do final do Círio.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELO POOL DE EMISSORAS

Foto: Diego Barbosa

Mais um marco histórico para o município é a transmissão simultânea em todos os veículos de comunicação da cidade, dando oportunidade para que toda a população participasse desse momento, inclusive pessoas em outras cidades. O evento foi vinculado no canal do YouTube da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Tv Web Cidade, Tv e Rádio Correio, Rádio Shalon, RecordTv, RedeTv, pelos portais Canaã Tem de Tudo, Fala Sério e Gazeta Carajás e contou com mais de 40 profissionais envolvidos.

Foto: Diego Barbosa

A idealizadora do projeto, a Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás, Sheila Faro, conta como o toda essa parceria foi construída. “O projeto surgiu como uma excelente oportunidade, não somente pra falarmos de união, mas como uma maneira de unirmos-se, de fato, em torno de um ideal de fé. Eu sempre pensei em construir, realizar um projeto que juntasse portais, TVs, rádios. E essa foi a chance de mostrarmos o trabalho que já vendo sendo executado pela imprensa local, valorizar essas profissões e, ao mesmo tempo, fazer valer essa missão social do jornalista, sendo a de garantir à sociedade o acesso à informação.”, explicou a Assessora.

Foto: Diego Barbosa

Sheila Faro completou. “Agradeço e parabenizo todos os que abraçaram esse projeto. Esse é o início de uma grande parceria para o fortalecimento da comunicação na região. Porque, afinal de contas, tem algo mais forte do que sermos unidos pela fé? Tenho certeza que não.”, ressaltando todos que fizeram parte nesse momento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás - PA

Canaã dos Carajás - Pará

Sobre o município
Canaã dos Carajás é um município brasileiro do interior do estado do Pará, Região Norte do país. Sua população estimada em 2020 é de 38.103 habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018. É um município com expressiva indústria de extração mineral, tendo acumulado em função dela uma considerável renda per capita (maior do Pará). O nome do município tem origem bíblica e significa "Terra Prometida".
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 03h02
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

23° Sensação
0.83 km/h Vento
99% Umidade do ar
100% (2.67mm) Chance de chuva
Amanhã (28/04)

Mín. 21° Máx. 30°

Chuvas esparsas
Amanhã (29/04)

Mín. 21° Máx. 31°

Chuvas esparsas