Uma série de atividades em alusão à campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, está sendo realizada pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. A iniciativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), visou compartilhar conhecimentos e orientações sobre a importância da prevenção, e oferecer exames gratuitos para a detecção precoce da doença.
A enfermeira Celina Duarte, 44 anos, atua no Núcleo de Educação Assistencial (Neas), do HMIB. Ela, que já enfrentou o câncer de mama, faz de sua história inspiradora um dos pilares da campanha. Palestra enfatizou às usuárias da unidade a importância de prevenir a doença
Durante o encontro, Celina compartilhou suas experiências, enfatizando a importância de um estilo de vida saudável na prevenção do câncer. “Uma vida saudável é de grande importância, pois nos proporciona uma melhor qualidade de vida, inibindo fatores que podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer. Com a descoberta precoce, existe a oportunidade de cura e uma segunda chance de viver”, afirmou a profissional.
Também enfermeira, Kérina Quaresma, organizadora da programação Outubro Rosa, destacou a importância dos mutirões de exames realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Ela informou que a programação se estende por três meses consecutivos, e inclui um “Dia D”, em um sábado de cada mês. Em outubro, a data escolhida foi 21. Kérina Quaresma também enfatizou a relevância das palestras educativas, ministradas por profissionais de saúde, como Celina Duarte.
“Nada melhor do que ela para ministrar essa palestra sobre a importância do exame, de manter uma alimentação saudável e de inibir o desencadeamento da doença”, destacou.
O Hospital oferece serviços de colposcopia, mamografia e ultrassom, com ênfase na prevenção do câncer de mama e do colo do útero.
Aprovação- Pacientes que participaram da ação elogiaram a iniciativa. Sulema dos Anjos Santos, 34 anos, operadora de caixa em Barcarena, enfatizou a importância de realizar exames. “Estou achando ótimo, pois hoje em dia está tão difícil realizar marcação de exames. Essa ação chegou em ótima hora”, disse Sulema.
Veralucia dos Santos Gonçalves, 58 anos, saiu de Abaetetuba, município da mesma região, para realizar mamografia e ultrassonografia da mama. “Estou achando bom. Muitas vezes a gente precisa e não tem como fazer. Agora, é uma oportunidade boa para a gente aproveitar”, acrescentou.
Com a participação ativa da comunidade e de profissionais de saúde, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena está oferecendo serviços essenciais e compartilhando histórias inspiradoras de sobrevivência.
A ação alusiva ao Outubro Rosa se estenderá a novembro e dezembro, para beneficiar mais mulheres na região.
Serviço: Administrado pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade da rede estadual de saúde pública e está localizado na sede municipal de Barcarena, a 114 km de Belém.
O público-alvo do HMIB é formado por gestantes e recém-nascidos. Sua atuação abrange 11 municípios do Baixo Tocantins: Abaetetuba, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju, Baião, Cametá, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Acará, Ponta de Pedras e Oeiras do Pará.
Texto: Ascom/HMIB
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva