A Operação “Nossa Senhora Aparecida” foi deflagrada pela Polícia Civil do Pará na quinta-feira (12) para reforçar a segurança em praias e balneários do interior e da Região Metropolitana de Belém (RMB) no feriado prolongado.
A ação se estenderá até domingo (15) nas delegacias da RMB e de outros municípios. Mais de 100 agentes, entre delegados, escrivães, investigadores, papiloscopistas, servidores administrativos, motoristas e técnicos em Informática trabalham em conjunto com as equipes já lotadas nas delegacias, aumentando o efetivo para tornar mais célere o atendimento ao público. Agentes que reforçam a segurança no feriado prolongado
Além de agilizar os procedimentos nas delegacias, as equipes do reforço fiscalizam estabelecimentos comerciais para averiguar se estão em concordância com os alvarás de funcionamento. Em parceria com equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) são verificados os níveis de sons automotivos e também em bares e restaurantes.
Nos dois primeiros dias de operação, as diligências resultaram na prisão em flagrante de dois homens, sendo um por descumprimento de medidas protetivas e outro por posse irregular de arma de fogo, ambos no município de Soure, no Arquipélago do Marajó. Em Salinópolis, na região Nordeste, os agentes prenderam um homem em flagrante por ameaçar a ex-companheira.
“Toda a Região Metropolitana de Belém recebe o reforço policial, bem como todas cidades do interior, principalmente aquelas em que há maior fluxo de pessoas que procuram praias e balneários mais movimentados no interior. A atuação eficaz dos nossos servidores tem o objetivo de dar mais segurança à população”, disse o delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende.
Lei Seca e poluição sonora- A fiscalização na Operação Lei Seca, feita com o teste do etilômetro (bafômetro) para coibir a direção de veículos por motoristas alcoolizados, e o monitoramento das estradas de acesso ao distrito de Mosqueiro (pertencente a Belém) e aos municípios de Benevides (na RMB) e Salinópolis (no Nordeste), também fazem parte das ações realizadas pela Polícia Civil durante o feriado prolongado.
Equipes da Demapa orientaram e advertiram usuários de sons automotivos sobre as normas que regem esse tipo de equipamento, evitando assim o barulho excessivo nos espaços de lazer.
O titular da Diretoria de Polícia do Interior, Hennison Jacob, ressaltou que “o fluxo de trabalho da Polícia Civil aumenta nesses períodos devido ao crescimento do número de pessoas que se deslocam, principalmente para o interior, por isso existe a necessidade de reforçar a segurança nessas áreas”.
Agentes das Diretorias de Polícia do Interior (DPI), de Polícia Metropolitana (DPM) e de Polícia Administrativa (DPA), além da Demapa e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), reforçam a operação.
Mín. 21° Máx. 30°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 22° Máx. 27°
Chuva