Friday, 19 de July de 2024 21:43
94992727888
Geral MEIO AMBIENTE

Em Soure, Ideflor-Bio promove curso de compostagem para estudantes

A iniciativa, que deve alcançar outros municípios da região, visa fomentar a sustentabilidade e conscientização ambiental entre jovens

19/09/2023 20h36
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: João Vitor Santos / Ascom Ideflor-Bio
Crédito: João Vitor Santos / Ascom Ideflor-Bio

Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade e a conscientização ambiental entre jovens da região, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, na última semana, um curso de compostagem para estudantes do município de Soure, no Arquipélago do Marajó.

A compostagem é um processo natural de transformação de matéria orgânicaem adubo, contribuindo para a redução do lixo orgânico e o enriquecimento do solo. Aprender e aplicar esse processo é fundamental para a promoção da agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente. O Ideflor-Bio já planeja estender a iniciativa para outros municípios do Marajó. Orientados por técnicos do Ideflor, os estudantes aprenderam a fazer compostagem, prática que beneficia o solo

O curso contou com a participação de 15 estudantes, com idades entre 14 e 18 anos, atendidos pelo Projeto “Arte Educadores”. A oficina foi ministrada pela técnica da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), Cláudia Kahwage, que compartilhou conhecimentos teóricos e práticos.

os estudantes aprenderam a importância da compostagem, os diferentes tipos de resíduos orgânicos que podem ser utilizados e as técnicas adequadas para fazer uma composteira. Também foram abordados temas relacionados à gestão de resíduos e à conservação do meio ambiente.

Prática sustentável- A gerente do Escritório Regional do Ideflor-Bio no Marajó (instalado em Soure), Osiane Barbosa, enfatizou a relevância da iniciativa. “A compostagem é uma ferramenta valiosa para reduzir o impacto ambiental de resíduos orgânicos e promover a sustentabilidade. Queremos capacitar os jovens de Soure para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades, incentivando práticas mais conscientes em relação ao meio ambiente”, afirmou.

Os estudantes aprovaram o aprendizado. Emilly Figueiredo, do 3º ano do ensino médio, contou que “nunca tinha pensado muito sobre a compostagem, mas agora vejo como é importante para o planeta. Quero levar esse conhecimento para casa e ajudar minha família a fazer compostagem”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h01
30°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

32° Sensação
2.06 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 25° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 23° Máx. 35°

Tempo limpo