A equipe técnica do programa estadual "Alfabetiza Pará" participa do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, realizado em Brasília. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), em conjunto com outros 15 estados brasileiros, iniciou nesta terça-feira (19) e segue até a próxima quarta-feira (20), com realização do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da Associação Bem Comum (ABC), do Instituto Natura e da Fundação Lemann.
O seminário tem como objetivo destacar como as parcerias entre estados e municípios são benéficas ao processo de alfabetização, ressaltando a importância da mobilização entre os poderes e a sociedade para garantir a alfabetização na idade certa.
"A Seduc afirma mais uma vez o seu compromisso de alfabetizar as crianças do estado do Pará na idade certa. Aqui, estão sendo tratados vários assuntos relacionados à alfabetização no cenário nacional. E teremos dois dias de muito aprendizado, trocas de experiências entre os estados que estão envolvidos nesse grande compromisso. Sabemos que não é uma atividade fácil diante dos nossos índices, da nossa avaliação, mas estamos confiantes que neste ano, em regime de colaboração com os municípios, nós vamos avançar e juntos teremos sucesso”, disse Carla Reis, coordenadora do programa "Alfabetiza Pará".
O dirigente da Diretoria Regional de Ensino de Marabá, Magno Barros, participa do seminário e avalia a iniciativa, cujo principal objetivo é a melhoria do ensino público.
“Além de conhecer o que a União, estados e municípios estão fazendo para garantir a alfabetização das crianças na idade certa, o Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 é o espaço onde podemos fortalecer nossos conhecimentos e assim contribuir com o processo junto aos municípios e escolas com as quais trabalhamos. Ao mesmo tempo, nós nos enchemos de experiências, fortalecemos nossa motivação. É um desafio e uma honra participar de um momento como esse”, disse o gestor.
Participam do evento secretários de Estado de Educação, entre eles o secretário de Estado do Pará, Rossieli Soares, educadores, especialistas em políticas públicas, professores alfabetizadores, prefeitos, governantes e ministros.
Embora sediado na capital federal, o evento pode ser acompanhado de forma remota mediante inscrição feita pelo link: https://seminarioalfabetizacao.abc.br/
Referência -O "Alfabetiza Pará" é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.
Texto:Clayton Santos/Ascom Seduc
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva