Friday, 19 de July de 2024 20:32
94992727888
Geral RESSOCIALIZAÇÃO

Sectet e Seap iniciam curso de Horta Orgânica para custodiados em Mocajuba

A parceria resulta do Acordo de Cooperação Técnica voltado à qualificação profissional para reinserção social de pessoas privadas de liberdade

18/09/2023 21h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

As secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), iniciaram nesta segunda-feira (18) o curso de Horta Orgânica no Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), na Região de Integração Tocantins.

A iniciativa oferece capacitação profissional para reinserção social de pessoas privadas de liberdade (PPLs). Com capacitação e qualificação profissional, o curso de Horta Orgânica tem certificação válida em todo o território nacional. Quando os participantes já foram sentenciados, ajuda na redução de pena.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é responsável pela ministração do curso, com 40 horas de duração. Participantes do curso de Horta Orgânica, que tem certificação válida em todo o território nacional

Esperança- De acordo com Letícia Sarmanho, gerente da Coordenação de Formação Inicial e Continuada (Cofic), é necessário ofertar cursos como esses, visando à capacitação de PPLs para reinserção social. “Essa é uma excelente e eficaz estratégia do Estado para promover a reabilitação, reduzir a reincidência criminal e contribuir para uma sociedade mais segura e justa. Além disso, ajuda a restaurar a dignidade e a esperança das pessoas que estão cumprindo penas, permitindo que elas construam uma vida melhor após a prisão”, destacou a gerente.

O coordenador da Cofic, Evandro Neves, ressaltou que, cada vez mais, iniciativas de capacitação e qualificação ganham a adesão de PPLs. “É um desafio gratificante, porque a gente observa no olhar da pessoa que está privada de liberdade aquela ansiedade de querer sair dali. Essa oportunidade não apenas beneficia os indivíduos que estão cumprindo pena, mas também a sociedade como um todo”, acrescentou Evandro Neves.

Atualmente, as unidades penitenciárias das regiões de Integração Baixo Amazonas, Guamá, Rio Caeté e Tocantins já foram alcançadas pela iniciativa.

Texto: Lívia Ximenes - Ascom/Sectet

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h01
30°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 37°

32° Sensação
2.06 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/07)

Mín. 25° Máx. 36°

Tempo limpo
Amanhã (21/07)

Mín. 23° Máx. 35°

Tempo limpo