Monday, 17 de June de 2024 00:28
94992727888
Geral TERCEIRA EDIÇÃO

Alunos da rede pública estadual lançam 'Travessias Poéticas' na Feira do Livro

No estande da Seduc, os autores mostraram o resultado de iniciativas que incentivam o hábito da leitura e a prática da escrita

16/09/2023 18h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Crédito: Ascom / Seduc
Crédito: Ascom / Seduc

O incentivo ao hábito da leitura estimulou a produção autoral de alunos de oito escolas de Belém, que produziram a terceira edição do livro “Travessias Poéticas das juventudes em Terra Firme”, lançada no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na 26ª Feira Pan-Americana do Livro e das Multivozes, neste sábado (16). A programação iniciou com os autores lendo seus poemas para amigos, familiares e professores.

“Eu sempre me interessei pela área da leitura. Sempre gostei de ler, e quando a minha professora de Português falou que deveríamos fazer um poema e participar da Feira do Livro, eu fiquei muito alegre, porque sempre tive vontade. A escrita sempre foi o meu foco, e eu fiquei muito feliz, porque isso poderia me trazer várias oportunidades, inclusive de estar aqui, de ser bem reconhecido, já que o meu poema está no livro. Entre os temas que me foram ofertados, escolhi falar sobre a minha juventude. Agradeço à escola por estar me proporcionando momentos como esse, bem como ao diretor, Luiz Paulo, e à professora Camila, de Português”, disse Lucas Abreu, estudante da Escola Brigadeiro Fontenelle.

As escolas envolvidas na produção da obra são Brigadeiro Fontenelle, Prof. Virgílio Libonati, Domingos Acatauassu Nunes, Moradores da Terra Firme, Augusto Olímpio, Mateus do Carmo, Mário Barbosa e Acácio Felício Sobral. As unidades fazem parte da Diretoria Regional de Ensino (DRE) 05.

Protagonismo- “A gente faz todo o processo de revisão, de trabalho que precisa ser feito, até esse resultado aqui. Aqui é o caminho final. Acreditamos que incentivar o protagonismo desses alunos diante da entrada da internet, porque as crianças estão muito voltadas só para os meios da internet, é fundamental, porque isso aqui é exemplo de que é possível, sim”, disse Jones Nogueira, dirigente da DRE 05.

A primeira edição do livro foi em 2019. Em 2022 foi lançado o segundo livro, sempre voltado para a diversidade da juventude. Na terceira edição, mais de 50 alunos participam do projeto.

“O meu sentimento de ter participado da Feira do Livro é de gratidão, primeiramente a Deus e depois a vocês. Meus pais ficaram muito felizes, e eu também. A partir de agora, vou me esforçar mais para que todos os anos eu consiga participar”, disse Gabriel do Espírito Santo Miranda, estudante da Escola Mário Barbosa.

Texto: Bianca Rodrigues - Ascom/Seduc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 22h02
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

27° Sensação
0.76 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/06)

Mín. 21° Máx. 33°

Tempo limpo
Amanhã (19/06)

Mín. 21° Máx. 32°

Parcialmente nublado