Propor e executar políticas públicas de formação e desenvolvimento de pessoas é parte da missão da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), autarquia do governo do Estado que atende servidores públicos estaduais e municipais. Neste mês, a Escola qualificou mais de 400 servidores públicos em formações rápidas.
Na sede da EGPA foram ministradas as formações em Lei de Licitação e Contratos – 14.133; Formação de Pregoeiros; Gerência e Fiscalização de Contratos; Gestão de Conflitos no Serviço Público e Lei Geral de Proteção de Dados.
“As formações administrativas estão atendendo à crescente demanda e à urgência de manter os profissionais do Estado atualizados diante das constantes mudanças legais”, explica Helvio Arruda, diretor-geral da Escola de Governança. Servidores são qualificados a fim de aperfeiçoar a gestão pública
“Antes da formação eu não tinha nenhum conhecimento sobre compras públicas. É muito bom para o Estado que nós, servidores, possamos nos capacitar sobre os temas que lidamos durante o trabalho, ao invés de cometer erros que podem gerar um gasto público”, destaca o aluno Ivar de Araújo, piloto do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
Parcerias- Além das formações mensais ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados.
Em agosto, servidores de cinco órgãos receberam formações. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) recebeu o curso “Termo de Referência”; no Hospital Ophir Loyola houve do curso de “Gerência e Fiscalização de Contratos”; a Polícia Científica recebeu dois cursos - “PAE 4.0” e “Gestão por Resultados”; a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) formou duas turmas em “Ambientação” para os novos servidores, técnicos e agentes administrativos, e a Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) recebeu a formação sobre “TransfereGov”.
“Qualquer órgão pode demandar a formação necessária para sua equipe de trabalho, e planejamos o curso em conjunto para atender o requerimento. No nosso site já disponibilizamos o passo a passo, no manual para parceria”, explica a coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública, Cristina Lopes.
Cursos de setembro- As formações previstas para setembro estão com as matrículas abertas. Todas as inscrições devem ser realizadas on-line, pelo site da Escola de Governança ( egpa.pa.gov.br ).
Podem participar servidores estaduais e municipais, desde que o município esteja com o acordo de cooperação técnica vigente com a EGPA.
Mín. 22° Máx. 28°
Mín. 22° Máx. 26°
ChuvaMín. 20° Máx. 22°
Chuva