Militares do 1º Batalhão da Polícia Militar (1º BPM) realizaram ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) na tarde da última segunda-feira (21), em unidades de ensino escolar de Belém.
O Proerd surgiu a partir do programa Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), implantado nas escolas norte-americanas em 1983, como uma forma de quebrar o ciclo de abuso de drogas e criminalidade, por meio da implementação de medidas educacionais preventivas, promovidas por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles.
No currículo, o programa oferece lições a alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, onde o intuito é prevenir o uso de drogas através do incentivo ao desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para que escolhas seguras sejam feitas. Utilizando cartilhas projetadas com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory-SEL), são repassados aos jovens conhecimentos acerca de, por exemplo, como controlar os impulsos e ponderar riscos e consequências, o que resultará em adolescentes mais responsáveis.
No Pará, o Proerd iniciou em 2003 e, neste mês, completa 20 anos de criação. Implementado pela Polícia Militar, o programa já formou mais de 400 mil crianças em todo o Estado e conta com unidades policiais que realizam as ações nas escolas, como o 1º BPM.
Na segunda-feira, uma equipe do referido Batalhão visitou a Escola Prof. Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, no bairro da Sacramenta. Na ação, foi aplicada a 1º lição do Currículo Proerd, nomeada ‘Caindo na Real’, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, visando manter crianças e adolescentes longe do consumo de entorpecentes e da violência.
A Escola Profª Maria Luiza Pinto Amaral, no mesmo bairro, também contou com uma reunião entre militares e pais de alunos do 7º ano para informar sobre a implementação do Proerd na unidade e esclarecer dúvidas a respeito da atuação dos militares.
As ações do Proerd, coordenadas pelo Comando de Policiamento da Capital I (CPC I) e executadas pela instrutora do 1º BPM, SD Naina, reforçam o comprometimento da Polícia Militar do Estado do Pará em garantir o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes.
Mín. 22° Máx. 30°
Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaMín. 22° Máx. 29°
Chuva