Agosto é o mês que celebra o Dia dos Pais. Para comemorar a data, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, promoveu, nesta semana, a ação “Um toque de Autoestima” e ofereceu cortes de cabelo e barba aos pacientes internados nas enfermarias.
Entre os participantes está Tito da Conceição, 34 anos, de Abaetetuba, no nordeste paraense. Para ele, a atividade atingiu o objetivo e trouxe mais autoestima.
“Eu estava precisando muito e quando descobri a ação deu uma felicidade sem tamanho. Estamos aqui longe dos nossos familiares e de casa então quando percebemos que outras pessoas se importam com o que precisamos e sentimos é muito bom. Com certeza, a ação fez um bem danado para mim e, acredito, para essas pessoas também”, conta.
Raimundo Diemison, 25, de Garrafão do Norte, também do nordeste do Pará, está há mais de um mês internado no HMUE e participou da ação. “Jamais imaginei cortar o cabelo aqui dentro. Estou bem feliz e grato pela assistência recebida”, declara o paciente.
A mãe do jovem, Maria Inacilda, 45, diz rever o filho sorrindo é o maior presente. “Só de ver ele sorrindo novamente faz um bem que não tem explicação. É visível o quanto a estima dele melhorou. Ele até se olhou no espelho. Desde o acidente, ele não queria olhar, então até nisso avançamos e sou grata”, diz.
Enquanto o marido cortava o cabelo, Cleidiane Silva, de 35 anos, vinda de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, comentava o quanto a atividade fez bem para eles. “Na realidade, jamais imaginamos estar aqui para tratar um trauma grave que veio por um acidente. Ele quis sair do leito para participar, pediu para vir e isso já demonstra o quão positivamente agiu para ele e também para mim, que o acompanha”, diz ela.
No Hospital Metropolitano, que pertence à rede de saúde pública do Estado e é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a ação foi desenvolvida pelo comitê de Humanização, em parceria com a equipe de reabilitação.
Cerca de 10 pacientes, identificados por uma equipe multiprofissional, fizeram a barba e cortaram o cabelo com dois cabelereiros voluntários. “Essa é mais uma ação que busca valorizar a autoestima dos nossos pacientes. Muitos deles passarão o Dia dos Pais internados para tratarem seus diagnósticos, então a ação vem para cumprir papel de confortar, amenizar e, claro, torna-los protagonistas”, afirma Roberta Cardins, responsável pelo Comitê de Humanização.
Referência no tratamento de média e alta complexidade em traumas e queimados para a Região Norte pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusivo para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.
Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 23°
ChuvaMín. 20° Máx. 29°
Chuva