O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, investe em ações sustentáveis para incentivar a consciência ambiental entre seus profissionais, usuários e acompanhantes. A Comissão de Sustentabilidade da unidade adotou um conjunto de ações operacionais e econômicas, que fortalecem a consciência ecológica e social.
No cenário de debates sobre o futuro sustentável para a Amazônia, concretizados nos eventos internacionais “Diálogos Amazônicos” e “Cúpula da Amazônia”, ambos realizados em Belém, o HJB vem implementando ações que incentivam a proteção do meio ambiente.
Entre essas ações, se destacam: 15 Minutos da Sustentabilidade, com palestras internas e externas sobre educação ambiental; horta hidropônica 100% natural e livre de agrotóxicos; jardim vertical e espaço sensorial; descarte correto e reaproveitamento de resíduos gerados na unidade; projetos Lacre Solidário, Arrecadação de potes de vidro e de lixeiras sustentáveis; substituição de copos descartáveis por copo squeeze utilizados pelos funcionários, e doação de materiais recicláveis para entidade que beneficia 53 famílias com o Projeto Reciclação.
Hospital Jean Bitar incentiva a consciência ambiental entre funcionários, usuários e seus acompanhantesO Hospital também possui ponto de coleta de pilhas e baterias, e já substituiu lâmpadas fluorescentes por luminárias e lâmpadas de LED.
Consciência ambiental- Para o presidente da Comissão de Sustentabilidade, Fagner Reis, “hoje no HJB trabalhamos com o tripé financeiro, social e ambiental. Temos o dever de despertar consciência ambiental nos usuários e colaboradores, com a redução de resíduos e de emissão de gases, entre outros projetos internos e externos”.
O usuário Valder Soares, 36 anos, técnico em Telecomunicações, disse que essas iniciativas são boas para o meio ambiente. “Apesar de sermos a cidade das mangueiras, o calor está aumentando cada vez mais no mundo, e precisamos reverter o mais rápido possível. Isso é válido para deixar um mundo melhor para as futuras gerações. Que outros hospitais tomem como exemplo”, ressaltou Valder.
Reconhecimento- A gestão que prioriza práticas sustentáveis ganha reconhecimento local e nacional. O HJB já recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2022, concedido pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, que reconhece o esforço de serviços de saúde que desenvolvem projetos ambientais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi agraciado com a Declaração de Responsabilidade Ambiental do Instituto Alachaster, por destinação correta de lâmpadas fluorescentes, luminárias, drivers e reatores.
Há seis anos, a direção do Hospital Jean Bitar mantém o controle dos Gases de Efeito Estufa emitidos nas operações diárias, como membro ativo do Programa Brasileiro GHG Protocol, tendo seu inventário de resíduos anual classificado como Selo Ouro.
A unidade, pelo 5º ano consecutivo, conquistou a certificação nacional em Nutrição, o selo Green Kitchen (Cozinha Verde), concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da Universidade de São Paulo (Fupam/USP). A certificação destaca a utilização de temperos naturais e produtos orgânicos, e de produtos regionais, além da promoção de cursos de capacitação da equipe, do uso de utensílios que não contaminem o alimento com liberação de resíduos e redução de descartáveis.
Recentemente, a unidade ficou em 3º lugar na corrida ambiental do Projeto “Guardião Azul”, promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A campanha visa elevar o patamar da gestão sustentável em hospitais que atendem exclusivamente pelo SUS.
Ainda neste projeto, o HJB recebeu o certificado “Selo Ouro” por contribuir para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, educação ambiental e busca por fornecedores igualmente preocupados com o meio ambiente.
Países alinhados- Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, com a COP 30 (conferência mundial do clima), os olhos do mundo estão voltados para a Amazônia. “Todos os países que compõem a Amazônia precisam estar alinhados com a conservação do meio ambiente. Suas organizações, empresas e sociedade devem aproveitar essa oportunidade para serem mais sustentáveis, dando exemplo para o mundo. No HJB já estamos fazendo a nossa parte, com gestão em saúde alinhada com a sustentabilidade”, informou o gestor.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar a usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica em doenças metabólicas e gastrointestinais.
Serviço: A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.
Texto: Marcelo Zeno - Ascom/HJB
Mín. 20° Máx. 26°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 21° Máx. 22°
Chuva