Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que os dois países devem pensar o futuroda Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Segundo ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano. “Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
Segundo o presidente eleito, o objetivo é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, disse Peña, ao sair do encontro com Lula no Palácio da Alvorada.
O presidente eleito do Paraguai dizque acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total. Pelo tratado, o Brasil tem preferência de compra da energia excedente dos paraguaios.
“O Paraguai não está buscando uma política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolverseu país, temos muita gente jovem que quer trabalhar. Estamos buscando uma política econômica que vá gerar emprego, e a ideia não é mudar o emprego do Brasil para o Paraguai”, disse Peña.
O encontro entre Lula e Peña tratou de uma agenda ampla de integração global, regional e bilateral entre os dois países. Foram discutidos temas de cooperação na área de segurança, econômica, passagem de fronteira e também a melhoria da cooperação na área de investimentos para a região. Lula já confirmou a presença nas cerimônias de posse presidencial do paraguaio, em Assunção, no dia 15 de agosto.
Outro assunto tratado na reunião, segundo Peña, foi a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “Estou muito otimista que o presidente Lula, como presidentepro temporedo Mercosul vai levar essa negociação de maneira muito exitosa”, disse Peña.
Nas redes sociais, Lula disse que gostou muito da reunião. “Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, declarou o presidente brasileiro.
Ver essa foto no Instagram* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémEM TERRAS PARAENSES Presidente Lula estará no Pará na próxima semana em Parauapebas; veja quando
ELEITORAL Justiça cassa prefeito e vice de Bom Jesus do Tocantins por abuso de poder econômico
SEM PREVISÃO DE ALTA Após 12 horas de cirurgia, Bolsonaro segue internado em UTI
RESPOSTA A TRUMP Sem nenhum veto, Lula sanciona lei de reciprocidade comercial
CONFRONTO Polícia Legislativa usa gás de pimenta para reprimir ato de indígenas em frente ao Congresso
MINERAÇÃO Prefeita Josemira Gadelha é eleita pela terceira vez vice-presidente da Amig Brasil
Canaã dos Carajás, PAAtualizado às 15h0230°Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 30°
35° Sensação1.54 km/h Vento69% Umidade do ar100% (6.21mm) Chance de chuvaAmanhã (23/04)Mín. 22° Máx. 31°
ChuvaAmanhã (24/04)Mín. 22° Máx. 29°
ChuvaMais lidas1Mundo - Há 2 dias Papa Francisco aparece para dar bênção no domingo de Páscoa Francisco ficou internado por 38 dias e apareceu poucas vezes desde então. Ele ainda se recupera da pneumonia2Brasil - Há 2 dias Páscoa, uma celebração de renovação; entenda os símbolos da data3Mundo - Há 1 dia Morre o papa Francisco, aos 88 anos, no Vaticano4Polícia - Há 3 dias EM PLENA SEXTA-FEIRA SANTA: Marido degola mulher com facão e é morto pela polícia no Pará5Polícia - Há 5 dias Morto em intervenção policial em Marabá, era investigado por homicídios e tentativa de assassinatoBastidores da Política Presidente Lula estará no Pará na próxima semana em Parauapebas; veja quando
Tecnologia e Games Cuidado! Golpe do falso app redireciona transferência via Pix
Mundo dos Esportes Aventura e adrenalina: Trilha do Cristalino acontece neste domingo (20)
Mundo dos Famosos Ator de 'Round 6' é condenado por assédio sexual
Marabá - PA Motociclista morre em grave acidente com micro-ônibus escolar, em MarabáTucuruí - PA Morte de adolescente esfaqueado é investigada em TucuruíDom Eliseu - PA Mais de 10 mil garrafas de bebidas são apreendidas no ParáBelém - PA Receita Federal apreende quase 4 toneladas de drogas em Belém; prejuízo ao tráfico é de R$ 1 bilhão