Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, disse que os dois países devem pensar o futuroda Usina Hidrelétrica de Itaipu para os próximos 50 anos. Segundo ele, o acordo entre Brasil e Paraguai sobre os aspectos econômicos da usina binacional deve ser finalizado ainda este ano. “Estou muito otimista de que as negociações possam ser concluídas muito rápidas”, disse Peña.
Segundo o presidente eleito, o objetivo é construir uma visão conjunta dos dois países sobre o futuro da hidrelétrica. O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 pelos governos de Brasil e Paraguai, fala que, depois de 50 anos, o anexo C, que estabelece os termos financeiros, deve ser rediscutido.
“Quando o acordo foi assinado, o objetivo foi construir, operar e pagar a dívida de Itaipu, o que foi feito. A obra foi construída, opera corretamente e a dívida foi paga totalmente. Hoje, temos que falar qual é o novo papel que vai ter para os próximos 50 anos”, disse Peña, ao sair do encontro com Lula no Palácio da Alvorada.
O presidente eleito do Paraguai dizque acredita ser possível manter as condições de compra do excedente de energia pelo Brasil. Atualmente, cada país tem direito a metade da energia produzida pela usina, mas o Paraguai usa apenas cerca de 15% do total. Pelo tratado, o Brasil tem preferência de compra da energia excedente dos paraguaios.
“O Paraguai não está buscando uma política rentista, está buscando uma política desenvolvimentista. O Paraguai quer desenvolverseu país, temos muita gente jovem que quer trabalhar. Estamos buscando uma política econômica que vá gerar emprego, e a ideia não é mudar o emprego do Brasil para o Paraguai”, disse Peña.
O encontro entre Lula e Peña tratou de uma agenda ampla de integração global, regional e bilateral entre os dois países. Foram discutidos temas de cooperação na área de segurança, econômica, passagem de fronteira e também a melhoria da cooperação na área de investimentos para a região. Lula já confirmou a presença nas cerimônias de posse presidencial do paraguaio, em Assunção, no dia 15 de agosto.
Outro assunto tratado na reunião, segundo Peña, foi a conclusão do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. “Estou muito otimista que o presidente Lula, como presidentepro temporedo Mercosul vai levar essa negociação de maneira muito exitosa”, disse Peña.
Nas redes sociais, Lula disse que gostou muito da reunião. “Falamos do acordo da União Europeia e Mercosul e a necessidade de nos engajarmos para fazer as coisas rápido. Também dos paraguaios no Corinthians. Queremos trabalhar juntos nesses anos que teremos pela frente com nossos mandatos em comum”, declarou o presidente brasileiro.
Ver essa foto no Instagram* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémPOLÍTICA Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”ANTIDEMOCRÁTICO PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1POLÍTICA Câmara aprova texto final de projeto que muda as regras para emendasREIVINDICAÇÃO Janja atribui a 'machismo' a falta de gabinete de primeira-dama no BrasilPOLÍTICA CCJ da Câmara adia votação de PEC que proíbe o aborto legalBRASIL E CHINA Lula e Xi Jinping ampliarão parceria bilateral entre os dois paisesCanaã dos Carajás, PAAtualizado às 13h0229°Tempestade de areiaMín. 22° Máx. 38°
33° Sensação2.06 km/h Vento74% Umidade do ar0% (0mm) Chance de chuvaAmanhã (24/11)Mín. 24° Máx. 38°
Tempo limpoAmanhã (25/11)Mín. 22° Máx. 36°
ChuvaMais lidas1Polícia - Há 2 dias Mulher mata outra a tiros em Novo Repartimento Desentendimento entre as jovens pode ter ocorrido por causa de ciúmes2Brasil - Há 5 dias Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional3Entretenimento - Há 3 dias Ana Maria Braga viraliza ao chamar Joe Biden de Bin Laden4Polícia - Há 3 dias Investigado por morte de enteado a tiros é preso pela PC em Redenção5Polícia - Há 2 dias Presa Rannyeli Alves, suspeita de matar, Yasmin em Novo RepartimentoMundo dos Esportes STF tem maioria para manter Robinho preso; julgamento continuaMundo dos Famosos Beto Barbosa é criticado por casar com menina de 15 anosBastidores da Política Indiciado, Bolsonaro diz que Moraes “faz tudo o que não diz a lei”Tecnologia e Games Aprenda a recuperar arquivos excluídos no Google FotosBrejo Grande do Araguaia - PA Polícia Civil incinera 93 quilos de maconha, em Brejo Grande do AraguaiaNovo Repartimento - PA Presa Rannyeli Alves, suspeita de matar, Yasmin em Novo RepartimentoEldorado dos Carajás - PA Mulher morre em batida entre carro e moto na Curva do SParauapebas - PA Homem esfaqueia duas pessoas em via pública